quarta-feira, 22 de abril de 2009

Festival Nacional de Aeromodelismo


Estamos comunicando que no dia 02 de maio o Grupo Escoteiro Padre Baron da cidade de Itajaí estara mais uma vez participando como visitante no Festival Nacional de Aeromodelismo. Este é o terceiro ano que estaremos realizando com os Escoteiros e Seniores de nosso Grupo, uma pedalada por vias rurais de Itajaí e Ilhota até chegar ao Clube Asas do Vale. Lá os jovens se encantam com as acrobacias de aviões, helecopteros e a corrida dos carrinhos (gaiolas). Os jovens que tem participado ficam fascinados com as atividades e também com as lojas e tudo o que podem ver nesta feira. Es te ano estamos querendo levar os Lobinhos, mas estes irão de Van, pois não conseguiriam suportar os mais de 40 km de pedalada de ida, mais os 32 de retorno.
Estaremos saindo na manhã do dia 02 e queremos chegar proximo ao meio dia.

Veja mais informações sobre o evento no site do clube de aeromodelismo:
http://www.asasdovale.com.br/noticias.php?cd_noticia=77

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ABRIL, mês de divulgação do Movimento Escoteiro


No dia 07 de abril o Grupo participou da abertura oficial da Exposição Escoteira "Padre Baron" que esta sendo realizada no Hall da Biblioteca da Universidade do Vale do Itajaí - Univali e que irá até o dia 24.

Além da Diretoria e demais Chefes de nosso Grupo, também estava nos prestigiando o Chefe Machado do Grupo Lauro Muller. Este está sempre presente em nossos corações, pois é mais patrimônio do Escotismo de nossa cidade do que a um grupo só.

Nesta Exposição estão sendo mostradas varias fotos de diversas atividades Escoteiras como Acampamentos de Grupo, Distrital, Regional e Nacional, além de fotos de participação em campanhas Ecológicas, Educativas e Comunitárias.

Também estão expostos os Troféus de Grupo Padrão, certificados de participação pela comemoração do Centenário do Escotismo.

Foi montado no local uma amostra de acampamento com uma barraca, e algumas pioneirias como mastro com bandeira, tripé de fogo, canto do lenhador e pia.

Desta forma cada visitante que adentra a Biblioteca se depara com o que está exposto.

O que temos visto é que muitos que ali chegam já nos fazem a saudação "Sempre Alerta" e vendo as fotos lembram do tempo que foram lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros. E podemos ver no rosto como a lembrança é boa dos tempos em que estavam na ativa.

Está é mais uma parceria que a Univali proporciona ao Movimento Escoteiro.

Também estamos com um espaço reservado no hall da Prefeitura Municipal para realizarmos lá uma exposição idêntica a partir do dia 20 deste mês.

A Loja Giorama que fica no calçadão da Hercílio Luz, principal rua da cidade, também nos disponibilizou uma vitrine para ali expormos um manequim vestido com o traje escoteiro, além de fotos e mini pioneirias.

Estamos fazendo o nosso melhor possível para que o Escotismo tenha o seu destaque em nossa cidade.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Atividades Escoteiras


Neste sábado houve a previa da comemoração pela Alcatéia da Páscoa, já que não haverá atividade no próximo sábado.

Os lobinhos entraram pela trilha do leste em busca de suas sextas que estavam escondidas na mata. Estavam presentes 18 lobos.

Também neste sábado os Lobos Enrike, Eduardo e a lobinha Victoria, fizeram o seu primeiro dia de visita ao Ramo Escoteiro. Isso quer dizer que está próximo a hora de ir "para o mundo dos homens". O lobo Enrike, realizou hoje a sua promessa e já está se preparando para passar pro ramo Escoteiro.

Hoje tivemos mais dois visitantes, o Renato Palhinha no Ramo Lobinho e a Ynaê no Ramo Escoteiro. A patrulha panda está indo de vento em popa.

No Ramo Escoteiro, tivemos a renovação da Promessa do Escoteiro Daniel Saturnino Orsi.

O Ramo Sênior estava fazendo atividade fora, foram subir o Morro do Brilhante, mas somente a Guia Mayra e a Meyre tiveram garra para participar. A Chefe Rose que estava no comando juntamente com o Chefe Janiro e o Pai Sergio, disse que o caminho era fantástico com cachoeiras e muita natureza ainda preservada. Então, mais uma etapa do desafio das montanhas foi cumprido.

Bivaque de Chefias Ramo Escoteiro no dia 09 de Maio de 2009

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - UEB
REGIÃO DE SANTA CATARINA - DISTRITO LITORAL
RAMO ESCOTEIRO
_______________________________________________________________________________________
Srs Chefes,
Para que possamos realizar o nosso evento " Bivaque de Chefias Ramo Escoteiro ", no dia 09 de Maio de 2009, na sede do Grupo Escoteiro Lauro Muller, Itajai , SC, pedimos a todos que formalizem sua participação até a data de 09 de Abril para que consigamos elaborar com melhor eficiência as atividades.

Conforme o acertado em nossa Reunião Distrital, o objetivo é da realização com o menor custo possivel, e tendo como idéia principal a de integração, a de troca de informações, e a de qualificar técnicamente o Ramo, haja visto que há no ramo muitos Chefes novos, e, assim dando-lhes melhor base e afirmação em suas atividades perante seus jovens em suas tropas.

Se dividirmos as nossas opiniões e conhecimentos, na certa fortaleceremos o nosso
Ramo e tornaremos o nosso Distrito mais qualificado, além, estarmos resgatando e relembrando técnicas que muitos de nós deixamos de praticar e repassar aos nossos jovens.

Peço a todos alertar-se para as datas acima, e responder o mais breve possivel o
questionário abaixo, pois a nossa idéia é de que cada um traga de sua casa um pouco de cada ingrediente ( ex: 2 banana, 1 maça, 1/4 xícara de arroz, etc ), reduzindo todo e qualquer custo.

A listagem será enviada a todos após o questionário abaixo :
______________________________________________________________________________
BIVAQUE DE CHEFIAS RAMO ESCOTEIRO DIA 09 MAIO 2009
PESQUISA E AVALIAÇÃO DE PRIORIDADES PARA
O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES

NOME ___________________________________________________________________

GRUPO __________________________________________________________________

QUANTO TEMPO NO ESCOTISMO ___________________________________________

EM QUE VOCE TEM MAIS HABILIDADE E CONHECIMENTO E PODERIA AJUDAR Á ENSINAR ________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

PREENCHA

1º Coluna - pontue de 1 a 10 o seu conhecimento sobre os assuntos abaixo
2º Coluna - pontue de 1 a 10 a sua necessidade de conhecimento sobre os assuntos abaixo

1ª 2ª
__ __ comida mateira
__ __ nós e amarras
__ __ sinais de pistas
__ __ sinaleiras
__ __ sinais de comando

sugestões
__ __ ___________________________________________________
__ __ ___________________________________________________
__ __ ___________________________________________________
__ __ ___________________________________________________
__ __ ___________________________________________________


um abraço fraternal a todos,

Jorge Peraça
( 47 ) 84210489
Coordenador Ramo Escoteiro - Distrito Litoral - SC

esse convite é extensivo a todos os Presidentes de Grupos e Diretores Técnicos, portanto se houver alguém que também queira dar sua contribuição de conhecimentos, é bem vindo até mesmo para ajudar nos ensinamentos de bases.

LinkWithin